Vocações Salvatorianas
Leigos Salvatorianos
Leigos Salvatorianos

"Todos os cristãos católicos devem ser apóstolos no mundo" (Pe. Jordan)

Padre Jordan, na sua ideia de revitalizar a vida da Igreja, procura envolver todas as suas forças latentes. Daí porque, desde o início, a presença do leigo ocupa lugar de destaque em sua obra. Embora a ideia do LEIGO SALVATORIANO tenha sido a primeira na visão de Padre Jordan, a Associação do Divino Salvador (ADS) é hoje o rebento mais novo da Família Salvatoriana.

Atualmente, a Família Salvatoriana é formada por três ramos autônomos: a Sociedade do Divino Salvador (padres e irmãos), a Congregação das Irmãs do Divino Salvador (irmãs), e a Comunidade Internacional do Divino Salvador (International Community Divine Savior - ICDS), no Brasil denominada Associação do Divino Salvador - ADS (leigos/as).

 "Como leigos/as, assumimos a mesma missão salvatoriana, juntamente com os/as religiosos/as, testemunhando com a nossa vida e proclamando a toda criatura, com a nossa ação apostólica, a mensagem da salvação por nós experienciada, e a libertação de tudo aquilo que constitui uma ameaça à vida plena." (Estatuto da ADS, Art. 11)

Partindo da realidade em que vive, Padre Jordan percebe a necessidade de novos métodos de evangelização, sobretudo a necessidade da participação ativa e efetiva do leigo na vida da Igreja, visando à transformação da realidade. Ele sente claramente que a missão da Igreja de transformar a realidade requer, necessariamente, que o leigo assuma seu papel na evangelização, não de forma passiva, mas como sujeito.
A Família Salvatoriana empenha-se por uma Igreja ministerial e missionária na qual o leigo ocupa um lugar de destaque, como agente evangelizador, como apóstolo no mundo.

 "A visão de Padre Jordan foi a de unir e envolver todas as forças em favor da vida, na igreja e na Sociedade, para que amem e proclamem Jesus como Salvador, no mundo carente de vida e salvação. Para isso propõe a utilização de todos os modos e meios que o amor de Cristo inspira, dando especial ênfase à convocação, formação e envolvimento do/a apóstolo/a leigo/a."  (Cf. Estatuto da ADS, Art. 2º)

Estamos unidos por nosso compromisso comum com a missão sonhada pelo Fundador, formando uma mesma família de zelosos apóstolos e apóstolas, que anunciam a todos a salvação manifestada em Jesus Cristo (Cf.Tt 3,4).

 "Esforçamo-nos não só para ser discípulos/as e apóstolos/as, mas também procuramos animar outros/as cristãos/ãs a serem verdadeiros/as discípulos/as apóstolos/as, envolvendo-os/as em diferentes atividades apostólicas e na animação vocacional para os diversos ministérios eclesiais." (Estatuto da ADS, Art.14)

 
 
 
 
Contato
  • VOCAÇÕES SALVATORIANAS


    Rua Padres Salvatorianos, 62 - Floresta - Videira - SC
  • (49) 3566-7632
  • Entre em contato conosco, teremos o prazer de atendê-lo e tirar as suas dúvidas.

  •  
     

    Copyright © 2019 Vocações Salvatorianas. Todos os direitos reservados.