Vocações Salvatorianas
Artigos
 
 
Outros Artigos
23.Abr - Animação Vocacional e Projeto de Vida
Animação Vocacional e Projeto de Vida

Como sabemos, a Igreja no Brasil intensificou suas orações e atenção para as vocações com o Ano Vocacional. Como afirma o papa Francisco “a animação vocacional é a alma da evangelização”, já que o animador vocacional tem como missão buscar forças para a messe que tanto precisa de trabalhadores. As vocações são muitas, e todas elas de extrema importância para Deus. Ele chama a todos, em todos os tempos e lugares. Mas responder esse chamado é uma decisão que precisa ser tomada todos os dias de nossa vida. Por isso a necessidade de uma Pastoral Vocacional bem estruturada, para ajudar os jovens a responder, com seriedade, amor e entusiasmo a vocação que Deus colocou em seu coração. “Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu Amado, em quem minha alma se compraz” (Mt 12,18).


Mas quem são os animadores vocacionais? São aqueles que se disponibilizam a ajudar que Jesus seja conhecido, amado, proclamado e seguido por todos. Aqueles que têm como projeto de vida a evangelização, tendo a Jesus Cristo como verdadeiro modelo de servo e discípulo, disposto a doar sua vida pelo irmão, preocupado com a salvação completa do ser humano. É o Senhor quem chama “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19).


O papa Bento XVI afirma que “É tarefa da pastoral vocacional oferecer os pontos de orientação para um percurso frutuoso.” Sendo assim, além de um acompanhamento espiritual, vivência do amor e da espiritualidade, é muito importante ajudar o jovem a desenvolver um projeto de vida que vá orientando-o nesse processo de discernimento e a tomar atitudes compatíveis com a resposta que pretende dar a Deus. Lembremo-nos que a própria comunidade cristã torna-se manifestação do amor de Deus, que guarda em si mesma cada vocação.


O beato Francisco Jordan, fundador da família salvatoriana enfatiza que “todos nós somos responsáveis pelas vocações”; não podemos esquecer também da santíssima Mae de Deus, que através do seu corajoso e verdadeiro sim, fez-se instrumento de salvação, abrindo-se inteiramente ao projeto salvífico. Que através de seu exemplo de bondade e fé nossos corações estejam ardentes e com os pés a caminho da evangelização.


Jn. Claudio Serralheiro


 


Indique a um amigo
 
 
Contato
  • VOCAÇÕES SALVATORIANAS


    Avenida Lino de Almeida Pires, 130 - Vila Guarani, São Paulo/SP
  • (11) 5588-2000
  • Entre em contato conosco, teremos o prazer de atendê-lo e tirar as suas dúvidas.

  •  
     

    Copyright © 2024 Vocações Salvatorianas. Todos os direitos reservados.